domingo, 25 de dezembro de 2022

HOJE É O TAL NATAL. E DAÍ ?

    Hoje é o tal dia de natal.

     Mas o que é esse dia ? Muitos, aos milhões, falam que é o dia de comemorarmos o nascimento de Cristo.

      Eu, como dizem ser diferente  de todos, por mais uma vez irei contrariar a muitos, porque tenho as minha convicções e elas são as mais verdadeiras possíveis.

    Vou tentar explicar resumidamente sobre o que devemos ou não fazer em determinadas festas cristãs.

    A princípio tenho que dizer que natal não tem nada haver com o nascimento de Cristo, uma vez que podemos vasculhar do primeiro capítulo de Gênesis até o último capítulo do Apocalípse e para ser mais contundente, também podemos procurar nos livros apócrifos, que não encontraremos informação alguma sobre a data de nascimento do Cristo, o qual todos chamam, também erroneamente, de Jesus. Mas sobre o nome dEle é outra história.

    Portanto o que nos interessa saber são as coisas que Deus nos "ordena" a fazer ou a cumprir e nessas determinadas coisas não se enquadra falar sobre a data de nascimento de seu filho, muito pelo contrário.

    Deus nos manda, por intermédio de suas palavras nas suas escrituras sagradas, a Bíblia, que lembremos de seu filho, no DIA DE SUA MORTE, que é a Páscoa.

Vou citar aqui alguns desses locais, mesmo existindo muitos, onde se pode observar sobre essa questão, a Páscoa.

Se formos ler o escrito no livro Levítico no capítulo 23, dos versículos de 2 a 5, os seguintes textos:

Lev 23:2 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor que convocareis serão santas convocações; estas são as minha solenidades:

Lev  23:3   -   Seis dias obras se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; Sábado do Senhor é, em todas as vossas habitações.

Lev 23:4  -  Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis no seu tempo determinado;

Lev 23:5  - No mês primeiro, aos quatorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do Senhor.

Depois Ele nos dá outra mostra, idêntica a essa, em outro livro. O livro de Números capítulo 9, dos versículos 1 a 5, os seguintes textos:

Num 9:1   -  E falou o Senhor a Moisés, no deserto do Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no mês primeiro, dizendo:

Num 9:2   -  Que os filhos de Israel celebrem a Páscoa, a seu tempo determinado.

Num 9:3  -   No dia quatorze deste mês, pela tarde, a seu tempo determinado a celebrareis; segundo todos os seus ritos, a celebrareis.

Num 9:4 -  Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa.

Num 9:5   -    Então celebraram a páscoa, no dia quatorze do mês primeiro, pela tarde, no deserto de Sinai; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

Esses ordenamentos ainda eram na época em que Deus pai, falava com os seus servos, ou seja, no tempo da lei, no Antigo Testamento.

Depois, já no Novo Testamento, que é a época de intronisação do Deus filho, na terra, após a sua morte, foi ordenada outra páscoa. O que poderemos ver no livro de Mateus no capítulo 9, dos versículos de 1 a 5, conforme a seguir:

Mt 26:17  -  E, no primeiro dia da fsta dos pães asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa ?

Mt 26:18    -   E ele disse: Ide a cidade, a um certo homem, e dize-lhe: O Mestre diz: o meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa, com os meus discípulos.

Mt 26:19 -   E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.

Mt 26:20    -    E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze;

Então, dessa forma, fica explicada a situação da páscoa, que foi um ordenamento dado, quer por Deus pai quer por Deus filho e assim se cumpriu.

Nada mais existe além disso, em relação ao nascimento de Cristo.                                   

Por outro lado, Deus enfatiza mais a morte do que a própria vida.

Ihh ! Agora dei um nó na cabeça de vocês, mas explico e mostro aonde está isso.

Leiam para saber, em Eclesiastes 7:1.

Ecl 7:1 - Melhor é  boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.

Ecl 7:2 - Melhor é ir a casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração.

Então fazendo-se uma relação cruzada entre a Páscoa e o tal natal, ou nascimento de Cristo, Deus se agrada da morte e não do nascimento em si. Até com o próprio filho.


















Nenhum comentário: