quinta-feira, 10 de agosto de 2023

NOSSA QUESTÃO POLÍTICO SOCIAL ATUAL

   No dia 04 de março de 2008 fazia a minha primeira postagem nesse blog e de lá para cá, é lógico, muitas coisas se modificaram. A situação do povo do meu país, passou por várias intercorrências e vez em quando alguma melhora observamos, mas sempre com questões ínfimas.

   Na questão política, que é o assunto que me fascina, a coisa ficou pior, e talvez até pior do que nos idos de 1964 quando tivemos uma mudança brusca de governos, que até hoje não ficou bem esclarecida para uma grande parte da população brasileira. Uns disseram que se tratou de um golpe militar, outros falaram que foi uma verdadeira ditadura, mas para conseguirmos entender um pouco sobre o acontecido à época, precisamos fazer uma reflexão sobre o assunto.

   Podemos dizer que as duas situações, golpe e ditadura, foram corretas a idéia que nos passaram, mas na época eram necessárias as duas situações, inclusive com aparências nos dias de hoje.

   O País passava por uma conturbada situação de governo e já não existia uma forma plausível para o controle da situação.

   Existia a premente possível mudança no nosso sistema de governo, de democracia para o comunismo, o que perdura até hoje com discussões constantes e sem a paralisação do sistema invasor. 

   Nunca tivemos tendência para o socialismo e sempre praticamos, ou tentamos, ajudicar com veemência a verdadeira democracia, mas desde a nossa colonização sofremos com " corrupção e falcatruas das mais diversas ", mas que na verdade havia ao fundo o interesse de quem seria nosso parceiro comercial à época, e que perdura até hoje, os Estados Unidos da América. Os EUA foram os grandes arquitetos para o tal "golpe militar" e muita gente não sabe disso e é preciso que aprendam sobre o que ocorreu para um completo entendimento.

   Como sempre, juntaram várias coisas numa mesma época e o rolo, por assim dizer, foi formado. O País com uma possível invasão, via novo governo, comunista, ao mesmo tempo que se houvesse essa mudança brusca sofreríamos com a nossa expansão econômica e o principal parceiro, EUA, ficaria mais afastado devido estarmos mudando de sistema de governo, pois existe a guerra eterna, pós Segunda Guerra Mundial, com a antiga URSS, hoje Rússia, a qual é um país de regime comunista. Afastando a parceria com os EUA nós ficaríamos à deriva em relação a nossa economia que estava em expansão, mas esse problema todo advém da época de Getúlio Vargas, mas é assunto que fica para outra ocasião.

   Nesse ponto, quem articulou a nossa revolução foram os EUA, que providenciaram, via seus representantes no Brasil e em conjunto com os líderes no país amigo, a forma que teríamos que fazer para modificar o que acontecia e então foi dada idéia, no fundo ordem, para se instalar as mudanças necessárias para a finalização dos problemas, em geral e possivelmente de forma definitiva.

   Instaurou-se, a princípio, uma junta tríplice formada pelas três Forças Armadas e logo em seguida, imediatamente, a convocação para eleições, sendo que o escolhido seria, no final, um militar na graduação de Marechal de Exército, o qual era o Chefe do Estado Maior do Exército e numa jogada entre eles o fizeram Presidente numa eleição no dia 11 de abril de 1964, e então se dava início o conturbado período militar, dito por muitos como golpe ou ditadura.

   Por outro lado teria que ser mesmo uma ditadura, para recolocar o País novamente nos moldes anteriores e não tínhamos outra forma para reorganizar o País, a não ser por esse meio e ainda podíamos confiar nas Forças Armadas, visto que a época tínhamos verdadeiros Generais, o que não acontece nos dias atuais. Eram movidos pelo patriotismo e pelo nacionalismo e, novamente, o que não se observa hoje. Portanto foi preciso se efetuar as duas coisas, tanto o golpe quanto uma ditadura, pois sem as duas coisas hoje estaríamos bem diferentes do que " ainda somos ".

   Hoje, cinquenta e nove anos após, não somos capazes de refazer o mesmo movimento ditatorial, primeiro devido à ineficiência e ineficácia das nossas Forças Armadas, as quais se bandiaram, essa é a verdadeira colocação, para o lado não comunista, mas para interesses próprios da minoria dentro delas (Oficiais Generais) e de 1985 praticamente, quando o Presidente João Figueiredo promoveu a abertura política, esses militares deixaram com que a esquerda, que sempre foi comunista, se rearticulassem e se expandissem até os dias atuais.

   Hoje, desde o único governo representativo que tivemos nesses 59 anos, o de Jair Bolsonaro, não conseguimos o respaldo das FFAA quando precisamos, na hora mais crucial do País nos dias atuais. Praticamente não adiantou de nada termos uma pessoa íntegra e oriunda do militarismo verdadeiro e imbuída dos mesmos genes dos antigos Generais.

   Por outro lado, mesmo reconhecendo a posição dele, bem como os seus melhores Ministros de Estado acabou também por falhar com o povo e isso nao pode de maneira nenhuma passar desapercebido e temos que estar de pés no chão para reconhecer isso. A situação um pouco diferente, mas nos remete aos mesmos fatos praticados em 64, pois que alguns, que certamente deveriam estar presos até hoje, fugiu do país travestido de mulher, Leonel de Moura Brizola. Bolsonaro não era à época um fugitivo nos moldes de Brizola, mas acabou por passar por um verdadeiro fugitivo covarde para o povo. Me dói muito ter que dizer isso e comprovar, pois na hora em que o povo brasileiro mais precisava dele cometeu esse ato, pura e simplesmente por medo. Acabou por provocar a inconsistência já abalada no governo federal e puxando alguns outros governos estaduais e municipais.

   Provocou a entrada de um condenado e comunista contumaz ao poder, por não ter respaldo das três Forças, bem como pelos seus pórprios pares na presidência, no caso o seu Vice presidente, Hamilton Mourão. Novamente tivemos várias interferências na mudança de governo e hoje está mais difícil de reverter a situação, devido a nossa maior corte de leis, que hoje não é suprema mas suprimida, se intrometer nos outros poderes se transformando como verdadeiros xerifes da nação de forma desordenada e mancomunada com a esquerda,a qual não almeja melhoras no país. Também fizeram isso por puro interesse próprio e perpetuação no poder, o que me causa grande tristeza em não ter mais a figura de um homem, General, de 1,60 m de altura mas que era grande nos seus propósitos como militar linha dura. O General Valdésio Guilherme de Figueiredo, conhecido como " Toquinho da Maldade ", primeiro por ser baixinho, segundo por ter a cútis mais escura e terceiro por ser considerado ruim no meio militar, mas enérgico. Ele foi quem deu moral à Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro, provocando o fechamento da principal via não passando ônibus e muitos carros particulares.

   Por aqui encerro minha transcrição na intenção de ter contribuído com o esclarecimento, parcial, do acontecido em 64, bem como nos dias atuais e dizer que, Jair Bolsonaro não terá as mesmas chances de antes, a não ser que os Deputados Federais, Senadores e outros membros dos governos estaduais e municipais, façam o que já deveria ter sido feito desde o primeiro dia do ano de 2023. Expurgar o maior ladrão que já existiu na história mundial e do próprio país, o tal do LULA. Me dá até hogeriza em ter que escrever esse apelido, que fará o nome inteiro. Não gosto de citar Deus nessa confusão toda, mas sou obrigado a dizer que: se Deus é por nós não existe nenhum outro a nos mudar como nação amável, social e querida no mundo inteiro, mas Ele está observando tudo e na hora certa fará o que tem de ser feito.








Nenhum comentário: